História


 A APAE e a Escola Especial Razão de Viver

A APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - é a instituição mantenedora das escolas de ensino especial que tem como finalidade principal manter e incentivar a criação de estabelecimentos especializados na habilitação, reabilitação e educação das pessoas com deficiência intelectual, deficiência múltipla e transtornos do desenvolvimento, como os transtornos do espectro autista.

As escolas de ensino especial oferecem ao aluno com deficiência intelectual a possibilidade de se apropriar de conhecimentos através de recursos pedagógicos e metodológico-educacionais específicos, atenuando e prevenindo os efeitos decorrentes de sua deficiência proporcionando assim, condições para o desenvolvimento da realização pessoal do sujeito, de sua independência e autonomia. Assim, as práticas da educação especial consideram o conhecimento que o sujeito com deficiência intelectual possui e, o que ainda está em processo de elaboração com o objetivo de torná-los mais capazes de exercer sua cidadania.

A Escola Especial “Razão de Viver” (APAE de Itapema), foi fundada em assembléia realizada em 07 de outubro de 1996, por iniciativa de um grupo de pessoas da comunidade. A Escola tem como diretrizes básicas de seu trabalho a integração da pessoa com deficiência intelectual, deficiência múltipla e transtornos do desenvolvimento associada ou não a outras deficiências, tendo como fim último, na medida do possível, sua inclusão no ensino regular e/ou sua inserção no mercado de trabalho. Esta proposta visa atender o aluno a partir de metodologias e técnicas especiíficas aos níveis de Estimulação Essencial, Serviço Pedagógico Específico (SPE), Oficina Ocupacional, Método Teacch, Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEDE) e Oficina Protegida Terapêutica.
A equipe multiprofissional conta com os profissionais da pedagogia (professores e orientação pedagógica), fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia. A escola está sob a direção de Zeli Iachinski e o atual presidente é o Sr. Ivanor de Sousa.

A Escola traz como tema principal:

“Quebre a resistência e tome uma atitude: construa
acessibilidade para a pessoa com deficiência intelectual”.